Candidatura aprovada no âmbito do Programa Escolhas para o triénio 2023-2026.
“BANTU a Crescer” é um projeto de intervenção social que pretende intervir, prioritariamente, junto de crianças e jovens dos 6 aos 25 anos, residentes na freguesia da Costa da Caparica, nomeadamente dos Bairros Terras da Costa/Lelo Martins, Bairro dos Pescadores e Bairro do
Campo da Bola que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Tem o propósito de, ao longo do projeto e de forma construtiva e transformadora, também chegar a outros jovens do concelho para novas aprendizagens e cruzamento de experiências. Tem como objetivo: potenciar e devolver à comunidade, a possibilidade de adquirir, desenvolver e aumentar competências pessoais, sociais, emocionais, escolares, digitais, artísticas e desportivas integradas em ações de caráter não formal, por meio da combinação Educação e Formação - Saúde e Bem-Estar Socioemocional - Artes, Cultura e Desporto. “Bantu” é um termo proveniente da África Subsariana que nos remete para mais de 400 grupos étnicos diferentes que residem na mesma área e que significa «pessoa, ser humano». Fazendo um paralelismo, “BANTU a Crescer” pretende ser um projeto interventivo «de jovens para jovens pessoas» que, embora residam no mesmo concelho, pouco ou nada se interligam ou se cruzam no seu dia-a-dia, privilegiando espaços de interação guetizados e infoexcluídos, fortemente sustentados pelas suas fragilidades ao nível da tolerância, respeito mútuo e cooperação.
Entidade promotora: Associação Hiparthop
Entidade com função de gestão : Ad Sumus - Associação de Imigrantes de Almada
Parceiro: Agrupamento de Escolas da Caparica (TEIP)
Parceiro: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada
Parceiro: Junta de Freguesia Laranjeiro Feijó
Parceiro: Gandaia - Associação Cultural
Projeto promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto através do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I. P.
Comments