Educar pela ARTE
Uma forma de aprendizagem mais inspiradora!
Quem somos
A HIPARTHOP é uma associação sem fins lucrativos que intervém junto da população maioritariamente joveom da Costa da Caparica (crianças e jovens dos 6 aos 30 anos e seus familiares), com foco nos descendentes de imigrantes e/ou minorias étnicas, nas esferas educacional, social, artística, desportiva, cultural e comunitária. Foi criada a 10 de maio de 2019 após o término do projeto Terras d' ART E6G (2016-2018), financiado pelo Programa Escolhas. Assume-se como um LAB sociocultural e artístico!
PISA - Projetos de Intervenção Social e Artística
"O meu talento é ser diferente"
ThaBOX
Projeto piloto de intervenção social e artística, de curta duração (julho-dezembro 2020) que promoveu hábitos e estilos de vida saudáveis por meio das Artes, Desporto e Educação, através da desconstrução de estereótipos e rótulos que nos “aprisionam” e nos impedem de sair de uma caixa formatada! Com recurso a um espaço interativo e dinâmico dinamizaram-se várias ações de aprendizagem contínua de caráter não formal, potenciadoras do desenvolvimento psicossocial e psicomotor da comunidade da Costa da Caparica. Participaram cerca de 40 crianças e jovens, 5 familiares e 6 voluntários e colaboradores. ThaBOX Foi financiado pela Câmara Municipal de Almada (CMA)/REMAMA e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Agora Nós - Geração Z.
LIX'ART
Projeto artístico-ambiental, de curta duração (novembro - dezembro 2020), que procurou sensibilizar a comunidade para a importância da preservação da natureza, florestas e ecossistemas, através do processo de reciclar/reutilizar/transformar o lixo por meio da ARTE, partindo da consciencialização para o desperdício e para as questões ambientais. Lix'ART foi financiado pelo IPDJ - Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e contou com a participação direta de 15 crianças e jovens e 2 voluntárias.
Campanha "Direito a ter a direitos"
No âmbito da Campanha "Direito a ter Direitos", o Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ realizou uma série de iniciativas (presenciais e virtuais) no mês de novembro de 2020 dirigidas a jovens, técnicos de juventude, dirigentes associativos, voluntários e para quem trabalha com e para a juventude, com participação gratuita. A HIPARTHOP participou nesta Campanha através da realização de um sketch de dança e da produção de uma música de nome "Direito Igual", da autoria dos 4 voluntários que integraram este projeto. Estes jovens tiveram ainda acesso a uma pequena formação online.
Últimas notícias
Não seja o último a saber!
A HIPARTHOP ganha o Prémio Voluntariado Jovem com o projeto THABOX.
O Centro de Juventude de Lisboa acolheu a Mostra de Boas Práticas de Voluntariado Jovem, da região de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, que teve por objetivo dar a conhecer as ações/projetos de voluntariado que mais se destacaram no âmbito dos programas de Voluntariado Jovem «Agora Nós» - Ação «Geração Z» e «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» (VJNF), e que simultaneamente:
Contribuíram para o desenvolvimento pessoal e social dos voluntários/as;
Contribuíram para uma intervenção útil e eficaz na comunidade.
Em apreciação estiveram oito projetos de elevada importância para as comunidades locais da região. A entidade que mais se destacou, foi a Associação HIPARTHOP, com a ação «ThaBOX», no âmbito da ação de Voluntariado Jovem «Geração Z», recebendo um prémio de 500 euros.
Programa CUIDA-TE
Candidatura APROVADA apresentada pela Associação HIPARTHOP, ao Dispositivo 2.2 - Educação para a Saúde - do Programa Cuida-te + com a entidade promotora da ação Escola para a inclusão pela Dança “EU TU ESTÁS UP”, FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis. Mais informações em breve.
Direito Igual "A roupa é a única coisa que deve ser separada por cor"
A hiparthop assumiu esta campanha como algo transversal à sua intervenção com a realização de várias ações e trabalhos de nome #direitoigual# na área da produção musical, da dança e dos trabalhos manuais que contou com o empenho e dedicação dos nossos voluntários, crianças e jovens e com a participação ativa dos mesmos em fazer a diferença!